Energias renováveis alternativas

Autoconsumidores > Otimização do sistema > Energias renováveis alternativas ou complementares
Turbinas eólicas
Bombagem solar

Turbinas eólicas de geração de energia ou aerogeradores

As turbinas eólicas ou aerogeradores captam a energia cinética do vento e transformam-na em eletricidade. A energia do vento faz girar as pás da turbina que por sua vez fazem rodar um eixo. Este eixo põe em funcionamento o gerador, onde campos magnéticos convertem a energia rotacional em eletricidade. Para utilização em residências são conhecidos como microgeradores eólicos e são sistemas com potência igual ou até 75kW, havendo também os minigeradores acima dos 75 kW até 5 MW. Nem todos os locais são ideais para colocar uma eólica doméstica, por exemplo, se viver fora das grandes cidades deverá optar pelo modelo horizontal, uma vez que ali o vento corre livremente, os aerogeradores deste tipo aproveitam melhor a força do vento. Se viver numa grande cidade, com uma grande quantidade de edifícios, poderá ter de optar pelo modelo vertical, uma vez que a variação da direção do vento é muito elevada devido à dimensão dos edifícios e de outros obstáculos.

Bombagem solar

A bombagem solar através da energia solar consiste na utilização de uma bomba submersível de elevado rendimento, em conjunto com um ou mais módulos fotovoltaicos, permitindo ao consumidor obter água durante todo o ano em qualquer lugar, gratuitamente. Este tipo de solução é sobretudo utilizada para a gestão e circulação de águas nas piscinas ou áreas de lazer, cujos sistemas convencionais de bombagem representam elevados consumos energéticos. Este sistema é também utilizado para sistemas de rega agrícola e pecuária, na captação de água de poços e, bem como, no fornecimento de água, sobretudo nas áreas onde o abastecimento de água seja insuficiente ou para áreas de difícil acesso. Os kits de bombagem solar são constituídos geralmente por três componentes: módulo, controlador e bomba. O acoplamento direto entre o gerador fotovoltaico e as bombas faz com que as baterias sejam desnecessárias, reduzindo assim os custos do investimento. As bombas convencionais utilizam combustível, podendo haver o risco de vazamento e, por conseguinte, contaminar a água potável de outros consumidores. As principais vantagens da bombagem solar através da energia solar são:

  • Não contém substâncias perigosas;
  • Não há o risco de contaminação da água;
  • Dispensa o uso da rede eléctrica convencional ou gerador a diesel;
  • Instalação fácil e rápida;
  • Baixo nível de manutenção;
  • Longa vida útil superior a 25 anos;
  • Bombagem sem emitir ruídos ou poluição;
  • Dispensa o uso de baterias;
  • As regiões de maior necessidade de água geralmente possuem ótima insolação;
  • O agricultor não está sujeito a aumento do preço da eletricidade ou combustível.

Para realizar a instalação deste tipo de sistema deverá de igual forma considerar a sua instalação atual e proceder a uma avaliação das necessidades energéticas, para que compre um sistema adequado às mesmas.