Como interpretar a minha fatura?
A fatura de eletricidade contém várias informações, que podem não ser fáceis de interpertar.
Tenha em atenção que a faturação tem por base os produtos contratados pelo consumidor, mais as taxas e impostos em vigor. Por isso, depende da Potência Contratada, da Tarifa e Ciclos associados ao seu contrato. Deste modo, o valor final que paga resulta da quantidade de kWh consumidos (lidos ou estimados) a multiplicar pelo preço do kWh. A este valor acresce o valor da potência contratada. Ao valor total soma-se o respetivo IVA, bem como, outras taxas e impostos aplicáveis ao fornecimento de eletricidade.
Conheça melhor a sua fatura
Clique nos pontos assinalados na fatura interativa seguinte, como demonstrado.
Clique em ‘Saber Mais’ para conhecer mais detalhadamente as tarifas e os ciclos de faturação.
Como efetuar e comunicar a leitura do meu contador?
A comunicação da sua leitura só pode ser realizada numa data preferencial, a qual pode ser consultada na sua fatura de eletricidade. Esta data difere de consumidor para consumidor, consoante a zona de residência. Nessa mesma data deverá efetuar a leitura e comunicar o seu consumo energético.
Efetuar a leitura
Para efetuar a leitura do seu contador e comunicar à Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) deverá dirigir-se ao contador principal da sua habitação.
No caso de alguns apartamentos estes estão instalados, regra geral, na entrada do prédio ou junto aos contadores de água nas escadarias do edifício.
Tipos de Contadores
Contador Eletromecânico
Nos contadores eletromecânicos, presentes em instalações elétricas mais antigas, a leitura do contador a comunicar à EEM, é a numeração apresentada no visor.
Contador Digital
Os contadores digitais apresentam diversos números que vão passando à vez, pelo que poderá não conseguir anotar o seu consumo logo à primeira tentativa. Uma dica poderá ser, gravar com o seu telemóvel um pequeno vídeo e depois visualizar e verificar com mais calma, qual a sua leitura, antes de comunicar. Existem vários tipos de contadores digitais, pelo que a sua leitura vai depender do tipo de contador que possuí e da sua tarifa de eletricidade. Clique em ‘Saber Mais’ para conhecer mais exemplos deste tipo de contadores.
Contador Inteligente
Caso a sua operadora tenha instalado este tipo de contador, este comunica a sua leitura de forma automática se estiver em telegestão. No entanto, deverá ser notificado pela sua operadora quando o seu contador estiver a funcionar em modo telegestão. Caso não seja notificado, deverá continuar a comunicar a leitura. Este tipo de contadores virá substituir os contadores atuais para facilitar a comunicação automática das leituras, contudo não existe uma data prevista para a nossa região.
Tenha em consideração que ...
Os contadores instalados pela EEM são, previamente, parametrizados de acordo com o tarifário solicitado pelo cliente. Pelo que, quando realizar a leitura do seu contador, a mesma, já estará definida consoante o seu tarifário. Alguns contadores poderão conter, na sua parte inferior esquerda ou na parte exterior do próprio contador, uma legenda em formato de tabela, como no exemplo do contador A, ou em lista, como consta no exemplo do contador B. Outros, em vez unidades de energia, indicam símbolos (geralmente em formato de lua ou sol), podendo cada símbolo corresponder a um tipo de leitura diferente. Procure atentamente se existe algum tipo de legenda que o ajude a interpretar o seu contador e os números apresentados no visor.
Caso o seu contador não se encontre numa destas categorias poderá consultar este guia preparado pelo Portal da Energia, ou a EEM para mais informações.
Comunicar a leitura
Uma vez recolhida a sua leitura poderá comunicar à empresa utilizando uma das seguintes opções:
Telefone
Linha EEM 800 221 187 (chamada grátis realizada quer através do telemóvel, quer através do telefone fixo). Deverá ter consigo a leitura que registou e a sua fatura de eletricidade, para poder indicar o seu código de identificação do local de consumo. Durante a chamada receberá as devidas instruções para comunicar a sua leitura.
No website da EEM pode preencher o formulário online. Deverá ter consigo o seu NIF e o número de conta ou local de consumo. Estas últimas informações estão devidamente identificadas na sua fatura de eletricidade.
Por email envie a sua leitura, a sua identificação de cliente da EEM e número de cliente através do seguinte email: clientes@eem.pt